SOBRE A OFICINA TRAMÔ
Trabalho manual feito por artesãs de diferentes regiões do Brasil.
Peças únicas, com modelos, cores e tramas que destacam técnica e tradição.

Missão
Valorizar o trabalho artesanal com design contemporâneo, promovendo a sustentabilidade e a inclusão por meio de uma rede colaborativa de artesãs. Criamos peças feitas à mão que unem elegância, autenticidade e propósito, gerando renda justa e reconhecimento para quem transforma fios e tramas em arte.
Visão
Ser referência na valorização do artesanato contemporâneo, conectando tradição e inovação para transformar vidas, inspirar novos olhares sobre o feito à mão e construir um futuro mais justo, sustentável e belo para quem cria e para quem consome.
O INÍCIO
Nossa história até aqui
“O projeto Oficina Nó Atado nasceu de uma necessidade e muitas vontades. A necessidade foi de partir para outra profissão. Não é preciso contar muito sobre o que aconteceu com os eventos na pandemia…..
E as vontades? Querer sem fim de fazer algo com mais sentido, mais “a união faz a força”, onde a boa energia do feito à mão transparecesse nas peças criadas e que todos, de qualquer “ponta” pudessem se sentir participantes, motivados e ajudados. E a vida seguiu muito mais feliz”
Cris Siqueira, idealizadora do projeto.
O projeto
Criação artesanal
A admiração pelo trabalho manual foi o fator determinante para o primeiro passo: ir até as artesãs. A parti daí, e detectada a dificuldade financeira destas mulheres por conta da pandemia, aos poucos fomos formando uma rede delas, de diversos pontos do Brasil, tanto independentes como de Associações e Cooperativas que hoje são o motor do nosso projeto.
São artesãs que tem o trabalho manual como principal fonte de renda.
Peças cheias de cor e modelos que fogem do que muitas costumavam fazer também tem sido motivante, segundo elas, além de as colocarem em contato com novas possibilidades.
Desta forma, nosso mais profundo desejo é estar no caminho de colaborarmos para e sermos mantenedores das técnicas dos trabalhos manuais e que se perpetuem de geração em geração.